quinta-feira, agosto 05, 2021

Dia Nacional da Saúde tem programação em Cajueiro da Praia

Mais importante que nunca, no dia 5 de agosto comemoramos o Dia Nacional da Saúde no Brasil, uma forma de destacar a importância da qualidade de vida no cotidiano da população. Para celebrar a data, a Prefeitura de Cajueiro da Praia montou uma programação do Agosto Dourado. A organização é da Secretaria Municipal de Saúde, tendo a frente a enfermeira Sandra Carla Santos da Rocha. As ações começaram ainda nesta quarta-feira (04), na ESF Barra Grande. Gestantes e puérperas participaram de uma roda de conversa sobre educação em saúde, com uma troca de experiências, dicas e informações sobre nutrição e amamentação.
Já no dia 5, a manhã vai começar com um momento de reflexão regido por um suave fundo musical, a fim de homenagear as vidas perdidas durante a pandemia da Covid-19. Os profissionais de saúde participam em frente a UBS do município.
Os profissionais também se juntam a um grupo de idosos para uma aula de movimentação fisica. A ideia é incentivar a promoção do bem estar físico e mental por meio dos animados movimentos. Manter uma rotina de atividades é essencial para garantir o condicionamento físico e obter qualidade de vida, evitando doenças diversas. Para deixar o momento ainda mais gostoso, a Secretaria deixará a disposição uma mesa de frutas e líquidos para hidratação.
A programação em alusão ao Dia Nacional da Saúde contará com barracas temáticas com testes rápidos da Covid-19, vacinação para pessoas de 40 a 50 anos, entrega de preservativos e orientações sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis, além de entrega de kits de higiene bucal para crianças e adolescentes. Destaque também para a barraca de triagem, com aferição de pressão arterial, teste de glicemia, distribuição de máscaras e álcool em gel.
“Esse é um ano difícil, de muitas perdas e cansaço. Porém, mais que falar em doença, queremos falar em prevenção, qualidade de vida. Essa data busca conscientizar as pessoas sobre a importância da educação sanitária e de manter um estilo de vida mais saudável. Por isso pensamos em uma programação diversificada para Cajueiro da Praia, contando com o empenho dos gigantes profissionais de saúde do nosso município”, destaca a secretária municipal de Saúde Joara Mendes.
Ascom PMCP