sábado, setembro 18, 2021

Prefeitura de Cajueiro da Praia alerta para os perigos do mosquito da dengue

Não dá para descuidar do combate à dengue. Essa é a mensagem que a Prefeitura Municipal de Cajueiro da Praia está passando com uma ação desenvolvida pela Estratégia de Saúde da Família da Sede em parceria com a Secretaria de Obras e a equipe de Endemias do município. O alerta é para que a população tenha cuidados básicos em casa, a fim de evitar a proliferação do Aedes aegypti, mosquito responsável pela transmissão de doenças como dengue, zica e chikungunya.
A enfermeira Sandra Carla, o chefe de campo Batista e os agentes de Saúde foram em algumas residências identificar focos e reservatórios do mosquito. A área foi escolhida por já apresentar alguns casos de dengue. A secretária de Obras, Marília Brito, deu suporte enviando sua equipe para recolher os detritos encontrados durante a ação.
“Esse é um esforço em conjunto, todos devem fazer sua parte. Vamos ser vigilantes para possíveis focos do mosquito em casa. Juntos combateremos o Aedes aegypti!”, disse Joara Mendes, secretária municipal de Saúde de Cajueiro da Praia.
Para afastar o mosquito é necessário manter depósitos, tambores e caixas d’água bem fechados; tampar o lixo; preencher os pratos dos vasos de plantas com areia; guardar garrafas vazias sempre com a boca para baixo; descartar tudo que possa acumular água, entre outras medidas. Também é preciso usar repelentes, mosquiteiros e telas de proteção, evitando as picadas do agente transmissor.
Ascom PMCP