quinta-feira, outubro 14, 2021

Cajueiro da Praia tem programa contra o tabagismo

No Brasil, o tabagismo é responsável por cerca de 200 mil mortes por ano, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Para combater essa prática maléfica para a população, a Secretaria Municipal de Saúde de Cajueiro da Praia, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), está desenvolvendo o Programa “Deixando de fumar sem mistérios”.
A iniciativa tem o objetivo de ajudar as pessoas a parar de fumar, apoiando-lhes com informações corretas e estratégias que fortalecem seus próprios esforços. São quatro sessões semanais em grupo, de 10 a 15 pessoas, durante uma hora e meia cada. Nessas quatro semanas, os profissionais utilizam uma abordagem ativa e pragmática, na qual os participantes serão incentivados a aplicar em outros aspectos da vida o que aprenderam no programa.
“Mesmo com uma curta programação, é possível obter tanto êxito quanto num programa mais longo”, afirma a secretária municipal de Saúde de Cajueiro da Praia, Joara Mendes. Segundo ela, o trabalho traz reflexões sobre comportamentos, pensamentos e sentimentos dos fumantes. “Contém todos os elementos que são significativos para ajudar o fumante a parar com o hábito e permanecer sem cigarro”, completa Joara Mendes.
A terapia em grupo também funciona como motivação, para que se apoiem e percebam as mudanças uns dos outros, mas sem estimular a dependência dos participantes ao grupo. Os interessados devem procurar o Agente Comunitário de Saúde da sua área e manifestar desejo de ingressar no programa.
Ascom PMCP