domingo, novembro 07, 2021

Prefeitura de Bom Princípio do Piauí realiza a VI Conferência Municipal de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta sexta-feira (05/11), no Ginásio Poliesportivo Dário Marques de Barros (quadra do Ginásio), a VI Conferência Municipal de Saúde do município de Bom Princípio do Piauí. Com o tema: “Os enfrentamentos do SUS diante da nova realidade em decorrência da Pandemia”, o evento teve como cerimonialista, o apresentador Allan Costa, da TV Multiplik e reuniu um grande número de profissionais da rede municipal de saúde.
Participaram da conferência a Secretária Municipal de Saúde, Naiara Carvalho, a secretária municipal de Assistência social Rivany Carvalho; o secretário municipal de Meio Ambinte e Turismo, Chico Zé; o secretário municipal de comunicação, Ed. Araújo, o superintendente urbano, Genivaldo Oliveira, dentre outras lideranças.
A abertura da conferência ficou a cargo do Coordenadora da Atenção Básica e presidente da CM, Jeferson Araújo, que deu boas vindas ao público presente, considerando aberta os trabalhos da VI Conferência Municipal de Saúde que contou com palestras relevantes, presididas por grandes profissionais. O Dr. Darllan Barros abriu a roda de palestras Falando sobre o SUS - Saúde como direito. Além do médico, a fisioterapeuta Francisca Portela da Cunha a Psicóloga Rafaela Fontenele e a Bióloga Maria Márcia Araújo também discutiram assuntos importantes durante suas falas.

Para a Secretária Municipal de Saúde, Naiara Carvalho, a Conferência de Saúde é um importante momento de debate e discussão onde o poder público, entidades representativas e a população têm a oportunidade de juntos, discutirem propostas, apresentarem alternativas e avaliarem as condições de saúde do município e analisarem o que já foi conquistado. “Temos a oportunidade nesta conferência de discutir a situação da saúde do nosso município e também apresentar propostas de melhorias que vão desde ações a nível local como estadual e nacional. Desse modo a participação da população e das pessoas que estão diretamente ligadas aos serviços de saúde do nosso município é de fundamental importância para a construção de novas diretrizes que possam melhorar ainda mais os serviços de saúde do nosso município.” Destacou.
A Bióloga Especialista em Gestão Márcia Araújo, abordou assuntos voltados aos enfrentamentos do sistema único de saúde (SUS) diante da nova realidade em decorrência da pandemia, ressaltando que a humanização e o acolhimento devem nortear o atendimento ao usuário. Destacou a importância dos eixos que foram trabalhados na conferência como fundamentais na formulação das propostas que serão levadas as conferências estadual e federal. Após a apresentação das experiências exitosas para a rede pública de saúde do município, deu-se a formação das bancadas de discussão para se trabalharem os eixos. Os debates bastante produtivos formaram as propostas do município e segundo a secretária, Naiara Carvalho, conseguiram sintetizar as demandas da saúde do município.
Fonte: Secom PMBP