sábado, novembro 06, 2021

Prefeitura de Luís Correia lança programa PRO Alfabetização na Idade Certa com formação de gestores e professores

A Prefeitura de Luís Correia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), lançou, nessa quinta-feira (04), o programa PRO Alfabetização na Idade Certa no município.
Durante os dois dias de programação, o evento contou uma formação para gestores de escolas da rede municipal, realizada na quinta-feira (04), e uma formação para os professores do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental, realizada nessa sexta-feira (05). O secretário Municipal de Educação de Luís Correia, Mateus Amaral, destaca a importância do programa para a educação no município.
“Esse é um programa muito importante, que tem como objetivo alinhar a alfabetização na nossa cidade, além de garantir que todos os alunos da rede municipal tenham condições de chegar ao 2º ano do Ensino Fundamental com o domínio da escrita, leitura e outras competências”, destaca o secretário.
Já a prefeita da cidade, Maninha Fontenele, ressalta que programas como esse, que visam melhorar a qualidade do ensino, são de grande importância para o futuro das crianças e do município.
“Eu fico muito feliz em ver eventos como esse que visam proporcionar mais qualidade para a Educação da nossa cidade. Recentemente realizamos o I Congresso Luiscorreiense de Educação e, agora, lançamos o PRO Alfabetização, que é uma parceria com o Governo do Estado. Melhorando a qualidade da Educação, capacitando ainda mais nossos professores e gestores, com certeza será de grande importância para o futuro das nossas crianças e também do nosso município. A equipe de coordenação e professores formadores do município está de parabéns pela realização de evento tão importante”, comenta a prefeita.
De acordo com a matriz do programa, ao todo são cinco eixos a serem trabalhados: Fortalecimento da Gestão Municipal e Escolar; Cooperação, Articulação e Incentivo; Comunicação e Engajamento; e Avaliação Externa e Monitoramento.
Além das competências, o PRO Alfabetização também possui ações e incentivos que visam capacitar profissionais e alunos, como: formação continuada de professores e gestores municipais escolares; material didático complementar para todos os professores e alunos do ciclo de alfabetização; e avaliação do Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (SAEPI) para os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental.
Ascom PMLC