quarta-feira, dezembro 15, 2021

Cajueiro da Praia comemora aniversário de 25 anos de emancipação

O município de Cajueiro da Praia, na região do litoral piauiense, comemora 25 anos de emancipação nesta terça-feira (14). Para celebrar a data, a Prefeitura Municipal realizou uma celebração com hasteamento das bandeiras na frente da sede municipal e ofereceu um café da manhã aos servidores.
Uma missa em Ação de Graças será realizada às 17h, na Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus.
Na parte da noite, às 19h, acontecerá a entrega de comenda Ordem do Mérito Tremembés. O evento acontecerá no Salão Paroquial. A solenidade que será presidida pelo Prefeito Felipe Ribeiro contará com participação de autoridades locais e apresentação do Conselho de Ordem do Mérito Tremembé. Será realizada a entrega da comenda e medalha “Vereador Raimundo Mundico” a homenageados, e a realização de apresentações artísticas.
Desde o último dia 10 de dezembro que a cidade vem realizando várias atividades e inaugurações de obras. Foi realizada a solenidade oficial que marca a tentativa de colocar o Cajueiro Rei como o maior do mundo no Guinness Records; Entrega da Praça na Barrinha; Início das obras de drenagem de Barra Grande; Instalação de Academia de Saúde em Boa Vista; Entrega de Chafariz; Instalação de Parquinho para as crianças; Assinatura do Termo de Compromisso para início das obras do Posto de Saúde de Barrinha; Realização da XVII Regata; Campeonatos de vôlei, futsal, futebol; Culto evangélico; Mutirão de identificação com a emissão de Carteira de Identidade; Serviços de emissão de título de eleitor, dentre outras ações.

A origem do nome de Cajueiro da Praia surgiu do grande número de cajueiros existentes na sua praia, entre eles um frondoso cajueiro.
Cajueiro da Praia tem como atração turística a Praia do Cajueiro. E faz parte do território de Cajueiro da Praia a Praia de Barra Grande. O município possui diversas pousadas focadas no turismo, com destaque para a prática do Kitesurf, que atrai praticantes do esporte de várias partes do Brasil e do mundo.
Em Cajueiro da Praia é possível presenciar seu rico artesanato, produzido pelos artesões com a palha da carnaúba, a principal matéria-prima utilizada na confecção de cestos e bolsas. A cabaça e o talo do coco são usados na confecção de luminárias. Também são atraentes os pratos oferecidos pelos restaurantes locais, como a Moqueca de Arraia ou o Ensopado de Sururu, além de peixes, camarões e lagostins frescos.
Ascom PMCP