domingo, fevereiro 06, 2022

Banda Municipal de Parnaíba celebra 213 anos de história

Verdadeiro patrimônio da cultura parnaibana, a banda com ares de orquestra é mais antiga que a própria cidade de Parnaíba, tendo sido criada quando o município ainda era a Vila de São João da Parnahyba.
Composta atualmente por 30 músicos, a banda teve como primeiros integrantes escravos, negros que, enviados pelo Coronel Simplício Dias da Silva, estudaram música no Rio de Janeiro e em Lisboa (Portugal), fazendo com que Parnaíba fosse uma das poucas vilas do Brasil à época que dispunha de uma banda.
Revitalizada na gestão do prefeito Mão Santa, a banda municipal Simplício Dias conta hoje com instrumentos novos e prepara sucessores através da escola de música Dona Mana, criada em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Piauí.
Assim como na época de sua fundação, a banda Simplício Dias ainda hoje é muito requisitada por diversas cidades para abrilhantar eventos dos mais diversos tipos. Representando o prefeito Mão Santa, o seu secretário imediato, João Carlos Guimarães, acompanhado do secretário de Gestão Carlos Alberto Teles, da secretária de Saúde Leidiane Pio Barros, o superintendente de Cultura, Arlindo Leão e, o superintendente de Transportes Gustavo Lima.
É a cultura e história do povo parnaibano viva através do amor pela nossa terra. Prefeitura de Parnaíba, a prefeitura faz e vai fazer muito mais!
Texto/fotos: Bruno Santana