sábado, fevereiro 12, 2022

Secretária Gracinha Moraes Souza, cumpre intensa agenda administrativa em Brasília na busca por recursos para Parnaíba

Sabedora de que emendas de bancadas são imprescindíveis para o funcionamento da estrutura administrativa de um município, a secretária Gracinha Moraes Souza, viajou à capital Federal, onde cumprindo agenda administrativa, reuniu-se com 15 autoridades e personalidades políticas, discutindo e cobrando recursos para o município de Parnaíba, como por exemplo: obras de pavimentação poliédrica e asfáltica.
Durante a agenda, também foram pautadas, a incrementação de recursos para o serviço social do município, que tem sido destaque nacional através do programa criança feliz, fruto do incansável trabalho da 1ª dama, Adalgisa Carvalho de Moraes Souza, além da inclusão de Parnaíba no programa habilitação casa amarela, que já inicia o cadastro social.

Entre os políticos os quais Gracinha reuniu-se na capital Federal, estão: Ministro chefe da Casa Civil – Ciro Nogueira, Presidente FNDE – Marcelo Ponte, Senador Elmano Férrer, Senador Marcelo Castro, Senador Eweryon (bancada do Maranhão) com o qual tratou sobre o hospital da mulher (1º da região meio norte do Brasil), Dep. Iracema Portella e Dep. Margareth Coelho.
Devido ao covid-19, algumas reuniões ocorreram de forma virtual, como as realizadas com o Senador Flavio Flávio Bolsonaro, Senadora Eliane Nogueira, Dep. Átila Lira, Dep. Fabio Abreu, Dep. Flavio Nogueira, Dep. Merlong Solano, Dep. Julio Cesar, e, com o assessor direto do gabinete do presidente – Mozart.
Todas as reuniões ocorreram de forma objetiva e com a finalidade de trazer recursos de emendas individuais ou de bancadas. Além de recursos do FNDE – e de ministérios, como o MDR, Saúde e Casa Civil, que comanda todos os orçamentos e emendas.
É o prestígio do prefeito Mão Santa sendo usado para atrair recursos, e não para politicagem barata. Dentre as pautas discutidas em Brasília a secretária levou pessoalmente a solicitação do prefeito Mão Santa sobre as emendas impositivas individuais e de bancada para cidade de Parnaíba.
Em reuniões com representantes ministérios como o Ministério do Desenvolvimento Regional, Gracinha tratou de acréscimos no recurso para a nova ponte sobre o rio Igaraçu, que em 2021 recebeu adaptações do projeto final junto ao Dnit.
No FNDE a secretária tratou sobre recursos para cidade, além da solicitar a execução de um curso presencial, que seja ministrado na cidade de Parnaíba, para treinamento de diretores da rede pública de ensino, sobre um melhor uso do PDDE (Programa dinheiro direto na escola) e maior celeridade nas prestações de contas.
Ainda no FNDE a secretária já recebeu a confirmação de um treinamento para o setor de engenharia, que possibilitará um melhor uso das ferramentas e plataformas de sistema federal de obra do FNDE.
A secretária de infraestrutura Gracinha Moraes Souza não foi a Brasília para acordos e nem alianças políticas de eleição, e sim, em busca de recursos e desenvolvimento para a cidade de Parnaíba.
Caso fosse a intenção da secretária tratar de política partidária não seria necessário ir a Brasília.
Texto: Bruno Santana