quinta-feira, março 24, 2022

Advogado e jornalista Renato Bacellar morre aos 76 anos em Teresina

                                             Foto: Folha de Parnaíba
O advogado e jornalista Renato Araribóia de Britto Bacellar morreu na noite desta quarta-feira (23), aos 76 anos. Ele estava internado em um hospital particular de Teresina. A causa da morte não foi divulgada.
A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, emitiu uma nota de pesar lamentando o falecimento do advogado. O presidente, Celso Barros Coelho Neto, decretou luto oficial de três dias.
“Renato era um querido amigo de minha família de longas datas e sempre conversávamos. Um piauiense honrado, com uma vasta biografia, abdicado defensor da cultura e que deixou legado para todos nós. A Advocacia piauiense está de luto”, declarou o presidente da OAB Piauí.
Renato Bacellar terá seu corpo velado no município de Parnaíba, nesta quinta-feira (24). Ele deixa a viúva, três filhos e três netas. A Prefeitura de Teresina também emitiu nota de pesar pelo falecimento:
Nota de pesar
A Prefeitura de Teresina lamenta o falecimento do advogado e jornalista Renato Araribóia de Britto Bacelar, aos 76 anos. Renato Bacellar foi procurador do município de Teresina onde prestou relevantes serviços e deixou um grande legado na defesa da Cultura. O prefeito Dr. Pessoa se solidariza com a família e amigos enlutados ao tempo em que expressa condolências a todos. A Marinha do Brasil também lamentou, por meio de nota, a morte de Renato Bacellar:

NOTA DE FALECIMENTO – Sr. RENATO BACELLAR
A Marinha do Brasil (MB), por meio da Capitania dos Portos do Piauí (CPPI), lamenta informar o falecimento, nesta quarta-feira, 23 de março, em Teresina-PI, do Sr. Renato Araribóia de Brito Bacellar, ex-Presidente da Sociedade Amigos da Marinha no Piauí (SOAMAR-PI), nos biênios 2007-2009 e 2009-2011.
Seu trabalho voluntário e incansável contribuiu sobremaneira para o fortalecimento institucional da MB e da mentalidade marítima no seio da sociedade piauiense, cujo reconhecimento se traduz na comenda recebida, em 2017, da Medalha da Ordem do Mérito Naval – Grau de Comendador. A Marinha do Brasil presta a solidariedade aos amigos e familiares de Renato Bacellar, desejando que esse momento seja acalentado pelo inestimável legado que deixa.
Trajetória
Renato Bacellar tinha inscrição na OAB-PI desde o ano de 1973, foi Conselheiro e Secretário-geral da OAB Piauí na gestão de Reginaldo Santos Furtado. Foi procurador-geral do município de Teresina, professor da Universidade Estadual do Piauí, jornalista, escritor, e dedicava-se atualmente à preservação do museu Pharmacia do Povo, em Parnaíba e à Presidência da Fundação Dr. Raul Furtado Bacellar. Ele também era membro da Academia Parnaibana de Letras.
Fonte: Cidade Verde