quinta-feira, março 24, 2022

Cajueiro da Praia: Dia Mundial da Água é marcado com limpeza de praia

Na semana em que se comemora o Dia Mundial da Água (22 de março) a Secretaria Municipal de Educação de Cajueiro da Praia realizou uma ação educativa ecológica com seus professores e alunos, evento que vem ocorrendo com frequência na cidade. Coordenados pela professora de Geografia Adelaide Bento Monteiro, alunos da rede municipal de ensino realizaram um mutirão de limpeza na Praia do Cajueiro, que pega a extensão do Cajueiro Rei – considerado o maior cajueiro do mundo.
O ato de conscientização e preservação do meio ambiente mobilizou vários estudantes engajados pela causa ambiental. A ação educativa despertou o interesse naqueles que manifestam preocupação em preservar os recursos naturais. “Nosso objetivo é reforçar os cuidados e a proteção dos mares, por meio da conscientização sobre o perigo causado pelo descarte incorreto de lixo nas praias. Destacamos a importância da água em nossas vidas”, destaca a professora Adelaide Bento Monteiro.
O Brasil é o quarto maior produtor de lixo plástico no mundo, com 11,3 milhões de toneladas, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, China e Índia e à frente de países como Rússia, Indonésia e Alemanha. Os dados são da ONG WWF Brasil e foram levantados em mais de 200 países.

A ação realizada no Dia Mundial da Água desperta também para a importância de sempre estar realizando ação socioambiental, conscientizando estudantes, crianças e adolescentes que são o futuro do nosso planeta. “Meio Ambiente e Educação Ambiental sempre estão em destaque entre as disciplinas aplicadas em nossas escolas. Hoje, contamos com o apoio de nossos professores, coordenação pedagógica e auxiliares, além das famílias que também participam das atividades. A ação educativa nas praias mostra para todos como é importante jogar lixo no lixo e preservar os mares”, ressalta a Secretaria Municipal de Educação, Elivânia Damasceno.
O estudante do 7º ano, João Vitor Nascimento, diz que é preciso que todos tenham conscientização do perigo que é jogar lixo nas praias. “Temos que preservar nossa água, com rios e mares e manter as praias limpas”, enfatiza.
O objetivo foi recolher o lixo acumulado na praia, principalmente objetos que demoram centenas de anos para se decompor na natureza, como sacolas, canudos, garrafas, embalagens, bitucas de cigarro e uma variedade de outros elementos.
Participantes da ação:
Coordenadora Pedagógica: Elizangela Vieira da Rocha
Professora de Geografia Adelaide Bento Monteiro
Auxiliar administrativo: Maria Suelany Araújo
UNIDADE ESCOLAR DE 1° E 2° GRAUS OSCAR LIMA
Alunos:
3 ° Ano
Samuel Monteiro de Araújo
5° Ano
Guilherme Moneiro
Yasmim Carvalho de Brito
6° Ano
Rayane Nascimento dos Santos
Iasmim da Costa Nunes
Arianny Ribeiro de Araujo
Giany Thayssa de Sousa
Gondim;
Heloísa Maria Roque Souza
7º Ano
Pedro Henrique Fontenele Araújo
João Vitor Nascimento dos Santos