sexta-feira, março 11, 2022

Cajueiro da Praia: Novo estudo confirma que Cajueiro-Rei é o maior do mundo

Um novo levantamento realizado pela Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) constataram, através de imagens aéreas e novas medições, que o Cajueiro-Rei, localizado no município de Cajueiro da Praia, é o maior do mundo
Os pesquisadores utilizaram como ferramenta o Sistema de Informações Geográficas (SIG), utilizando imagens de satélite da árvore, além de softwares que mediram o perímetro e a área ocupada. O Cajueiro de Cajueiro da Praia, mede 8.834 metros quadrados e 732 metros de perímetro.
“Já há publicações de estudos realizados por professores da Uespi, Ifpi, Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) que apontavam o nosso cajueiro como o maior do mundo. Este novo levantamento só veio confirmar as pesquisas anteriores”, afirma o prefeito de Cajueiro da Praia, Felipe Ribeiro.
Os pesquisadores comprovaram cientificamente que o Cajueiro- Rei tem uma área de copa maior do que o cajueiro de Parnamirim (RN), que também briga pelo título de maior do mundo. A árvore do Rio Grande do Norte tem o equivalente a 8.500 metros quadrados.
O município de Cajueiro da Praia vem cumprindo todas as etapas impostas pelo Guinness na tentativa de eleger o Maior Cajueiro do Mundo. “Contamos com o apoio da população, autoridades e principalmente dos professores pesquisadores e os demais que contribuíram para o levantamento de dados que comprovam que realmente Cajueiro da Praia temo maior cajueiro do mundo”, conclui o prefeito Felipe Ribeiro.