quinta-feira, março 31, 2022

Cajueiro da Praia volta a integrar o Mapa do Turismo Brasileiro


O município de Cajueiro da Praia, localizado no litoral piauiense, voltou a fazer parte oficialmente do Mapa do Turismo Brasileiro. O instrumento do Ministério do Turismo (MTur) reúne municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e identifica necessidades de investimentos e de ações para promoção do setor em cada região turística do país.
“Há anos o nosso município estava fora dessa lista e esse retorno mostra o quanto temos trabalhado pelo fortalecimento e crescimento do turismo. É o reconhecimento do esforço e também um incentivo para alavancarmos cada vez mais o setor e promover o desenvolvimento”, afirma o Secretário Municipal de Turismo de Cajueiro da Praia, Thiago Soares”.

O Mapa do Turismo Brasileiro tem o objetivo de nortear a definição de políticas públicas, incluindo a destinação de recursos do Ministério do Turismo para obras de infraestrutura, além da oferta de cursos de qualificação profissional, por exemplo.
A classificação dos municípios vai de A a E. Esta categorização leva em conta o desempenho da economia no turismo, a partir de algumas variáveis. Entre elas estão a quantidade de estabelecimentos de hospedagens e de empregos, a estimativa de visitantes domésticos e internacionais e a arrecadação de impostos federais nos meios de hospedagens. Cajueiro da Praia foi contemplada com a Categoria C.