sexta-feira, abril 22, 2022

Prefeitura de Parnaíba lança material didático inédito sobre a história da cidade

A prefeitura de Parnaíba Está fazendo a entrega do livro “Parnaíba Cidade da Gente” que atenderá aos estudantes da Rede Municipal de Ensino, do segmento Ensino Fundamental- I e II das escolas públicas do município de Parnaíba. O livro foi lançado em 12 de agosto de 2021, e está sendo implementado este ano nas escolas municipais de Parnaíba.
Ao todo cerca de 2.125 alunos do 4º ano das 54 escolas municipais receberão o livro que será aplicado na sala de aula. Durante a entrega a coordenadora do projeto de criação do livro professora Venilcia Vasconcelos destacou que o objetivo é que os estudantes, internalizem os conhecimentos adquiridos dos Estudos Regionais do município, para que valorizem, respeitem e amém a sua terra natal.
“Conhecer e valorizar a história do município é um passo muito importante para que se tenha ainda mais respeito, admiração e zelo por ele no futuro” pontuou Venilcia.
O prefeito de Parnaíba Mão Santa esteve pessoalmente nas escolas entregando o livro aos alunos, em suas palavras o prefeito Mão Santa disse que a preservação da memória da cidade é um dos maiores presentes oferecidos com este livro. “Muitas vezes a História Regional tem ficado longe dos interesses e alcance dos alunos. É de suma importância ter materiais didáticos dessa temática para contribuírem com os estudantes no conhecimento da História local, e refletirem sobre suas origens e identidades, sobre os processos socioeconômicos e políticos, com suas mudanças e permanências, e valorizem a pluralidade étnica e cultural que constitui a formação social de Parnaíba”, pontuou Mão Santa.

O livro é resultado de estudos, pesquisas que envolveram profissionais das diversas áreas do conhecimento, como história, geografia, literatura, legislação, arqueologia e pedagogia onde escreveram e sintetizaram a história do município, resgatando valores históricos, religiosos, artísticos, turísticos e culturais. Dividido em seis capítulos, o livro traz ainda exercícios e sugestões de leituras e pesquisas complementares todas com o foco principal nas peculiaridades do nosso município.
Os autores do livro: Lourdes Gomes, Diderot Marvignier, Gilberto Escórcio, Lucrécia Souza Mauro Sousa, Hélcio Carvalho e Christina Oliveira, professores mestres da rede municipal de ensino e historiadores de Parnaíba. As fotografias que ilustram o livro são do fotógrafo Helder Fontenele.