quinta-feira, maio 19, 2022

Bom Princípio do Piauí: Campanha “Faça Bonito” com ações de Combate à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes

Hoje é o Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, data que estimula a reflexão sobre o papel da sociedade civil no combate a esse tipo de crime.
Em virtude desta data, a prefeitura municipal de Bom Princípio do Piauí por meio da secretaria municipal de assistência social, junto com o CRAS Luiz Batista de Moraes e em parceria com o Conselho Tutelar, CMDCA, Saúde, Comunicação, Educação e Ministério Público, realizou uma caminhada na manhã de hoje, quarta-feira (18), com o intuito de informar e orientar a população sobre como denunciar casos de abuso e exploração sexual envolvendo crianças e adolescentes.
O dia 18 de maio foi instituído no ano de 2000, pelo Projeto de Lei nº 9.970/00, como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. O dia foi escolhido devido ao assassinato de Araceli, uma menina de oito anos de idade que foi drogada, estuprada e morta por jovens de classe média alta, no dia 18 de maio de 1973, em Vitória (ES).


Infelizmente os dados estatísticos sobre a violência sexual infantil ainda assustam no Brasil. A cada oito minutos, uma criança é vítima. A todo momento escândalos de abuso sexual infantil no esporte, no cinema, na TV, nos mostram o quanto a infância é vulnerável e necessita de proteção. A luta continua: mobilizar a sociedade, desmistificar conceitos e tabus e educar sobre o tema estão entre os objetivos mais importantes, que são, de certa forma, perpetradores da violência.
De acordo com a secretária municipal de assistência social Rivany Carvalho, a campanha tem como foco a conscientização da população em geral. “Também queremos conscientizar os profissionais que trabalham com crianças e adolescentes para que possam identificar situações em que há iminência de abuso sexual, como evita-las e quais procedimentos devem ser adotados após a identificação”. Com isto, procuramos mostrar que as pessoas não devem se calar, e ter atitudes denunciando imediatamente pelo Disk 100”, finalizou a secretária.
O prefeito Lucas Moraes falou da importância do momento, parabenizou a equipe pela organização e pediu o apoio da população no combate e prevenção ao abuso e exploração de crianças e adolescentes.
Participaram do evento, o prefeito Lucas Moraes, a secretária de assistência social Rivany Carvalho, a secretária de educação Jacyrema Gouvêa, o secretário de comunicação Ed. Araújo, a secretária de finanças Samara Moraes, a coordenadora pedagógica Gorete Galeno, as assistentes sociais Rita Sales e Grace Mara, conselheiros tutelares, alunos e equipe do CRÁS Luiz Batista de Moraes.
A secretaria municipal de assistência social através do CRAS Luiz Batista de Moraes atua para melhorar a vida de crianças e adolescentes vítimas de abuso e exploração sexual, oferecendo apoio e acompanhamento com psicólogos e auxílio jurídico. Veja mais imagens:
   FONTE: SECOM - PMBPP