domingo, maio 29, 2022

INCRA-PI capacita servidores da Prefeitura de Parnaíba para cadastro e emissão de certificação de propriedades rurais

Técnicos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA, regional Piauí, capacitaram servidores da Prefeitura de Parnaíba para o cadastro de propriedades rurais e a implantação de Unidades Municipais de Cadastramento (UMC). A capacitação ocorreu de 23 a 27 de maio na EPAP – Escola Parnaibana de Administração Pública.
A emissão da certidão de propriedade de imóveis rurais em Parnaíba vai ajudar a vida do homem do campo no município, a exemplo de empréstimos bancários e trâmites judiciários.
As Unidades de Cadastramento são instaladas nos municípios mediante Acordos de Cooperação Técnica entre as prefeituras e o INCRA. Também participaram do treinamento servidores de prefeituras do litoral piauiense.
A cooperação técnica entre o INCRA e a Prefeitura de Parnaíba vai permitir que servidores do município operem o cadastramento do CCIR – Certificado de Cadastro de Imóvel Rural, que é o documento expedido pelo Incra que comprova a regularidade cadastral do imóvel rural. O certificado contém informações sobre o titular, a área, a localização, a exploração e a classificação fundiária do imóvel rural.