quarta-feira, junho 08, 2022

Semana do Meio de Cajueiro da Praia destaca a preservação dos mangues

Cajueiro da Praia faz parte da APA do Delta, um município que dispõe de uma rica biodiversidade e que precisa ser preservada. Mas para isso é preciso que todos façam sua parte, principalmente com a conscientização ambiental. Preservar os manguezais é uma das metas da Prefeitura de Cajueiro da Praia, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Fazendo parte da Programação da Semana do Meio Ambiente, a Semam realizou a palestra “A importância de preservar os Mangues”, proferida pela engenheira de pesca e Coordenadora do SOS Manguezais de Cajueiro da Praia, Maria Araújo.
A palestra realizada na Escola Municipal Oscar Lima reuniu mais de 100 alunos e comunidade. Maria Araújo falou da importância de preservar as riquezas naturais do município. Destacou a biodiversidade dos mangues, que estão concentrados em ambiente com pouca oxigenação, solo úmido, lodoso e muito instável.
"Os mangues conseguem se sustentar em solo lodoso devido as suas grandes raízes. Além disso, predominam espécies heliófilas, em formação de vegetação litorânea ou em formação lodosa", enfatiza.

Durante a palestra, os estudantes ficaram sabendo que a maior parte da fauna dos manguezais são de ambientes marinhos, sendo encontrados uma grande diversidade de crustáceos, moluscos e peixes.
Os ambientes terrestres provem: mamíferos, anfíbios, repteis e alguns insetos. Várias espécies de caranguejo, formam enormes populações no fundo lodoso. Além disso, nos troncos submersos encontram-se vários animais filtradores, como as ostras.
Na oportunidade, o secretário de Meio Ambiente, Daniel Soares, e a professora Júlia Freitas destacaram para os participantes sobre a importância da preservação ambiental. "Estamos sempre buscando trabalhar a educação ambiental nas escolas e junto às comunidades. A programação da semana prossegue com mais palestras, ações e uma caminhada ecológica na sexta-feira (10)", garante o secretário.
Ascom PMCP