domingo, julho 24, 2022

Avião “baleia” Beluga pousa em Fortaleza em 1ª viagem ao Brasil

Curiosos observam a chegada do avião baleia (Foto: Fabiane de Paula)
A aeronave pousou por volta das 15h25 em Fortaleza. O avião é conhecido pelo seu formato exótico, que se assemelha a uma baleia beluga, também conhecida por baleia-branca. Após muita espera, finalmente o avião cargueiro Airbus Beluga ST, conhecido como avião "baleia", chegou em Fortaleza em seu primeiro pouso na América Latina. A aeronave pousou por volta das 15h25 deste domingo (24), no Aeroporto de Fortaleza.
Um grande número de curiosos compareceu a uma área de observação próxima ao terminal de cargas do aeroporto para testemunhar a chegada da aeronave. Inicialmente, o transporte aéreo tinha previsão de chegada para as 16h10 deste sábado (23). No entanto, a Fraport, empresa que administra o Aeroporto de Fortaleza, informou que a aeronave teve uma reprogramação e pernoitará fora do país.
A Fraport anunciou, então, que o avião chegaria em Fortaleza às 13h deste domingo. Contudo, a empresa não contava com uma tempestade em Dacar, no Senegal, que impediu a aeronave de decolar, atrasando a chegada à capital cearense.
O avião é conhecido pelo seu formato exótico, que se assemelha a uma baleia beluga, também conhecida por baleia-branca. Da capital cearense, o avião segue rumo ao Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP).

Segundo a Fraport, interessados em avistar ou fotografar o "avião baleia" poderão fazê-lo apenas no lado externo do aeroporto, em área pública. O avião ficará estacionado no pátio próximo ao Terminal de Cargas Internacional.
Detalhes da aeronave
Conforme o site da Airbus, a aeronave tem 56,16 metros de comprimento, com 17,25 m de altura e 44,84 m de abertura de asa. A aeronave tem carga útil máxima de 40 toneladas, com alcance máximo 1.650 quilômetros (km), a depender da quantidade de combustível e da carga.
A empresa indicou que a aeronave está disponível para companhias de frete como um meio para transporte de cargas de maiores dimensões, tendo um dos bagageiros de maior volume entre aviões civis ou militares atualmente.
Com informações do g1.