Páginas


12 de fevereiro de 2024

Câmara Municipal de Parnaíba se prepara para ganhar mais dois vereadores a partir de 2025

A partir de 2025, as cidades de Parnaíba e de Picos terão um aumento do número de vereadores. Nas eleições de outubro, nas duas cidades, que são, respectivamente, a segunda e terceira mais populosas do Piauí, os eleitores irão eleger mais dois novos parlamentares.
Isso vai acontecer porque, de acordo com o Censo do IBGE divulgado em 2023, as cidades tiveram um crescimento populacional que permitiram o acréscimo do número de parlamentares, conforme previsto pela Constituição. As duas câmaras vão ganhar mais dois parlamentares.
Atualmente, Parnaíba conta com 17 vereadores, e vai passar para 19. Já Picos, tem atualmente 15 vereadores e vai passar para 17.
As duas cidades tiveram aumento populacional. No Censo de 2010, Parnaíba tinha aproximadamente 153 mil habitantes, número que subiu para 162 mil em 2023.
Já Picos tinha em 2010 aproximadamente 73 mil habitantes, quantidade que aumentou para 83 mil nos dados de 2023.
A Constituição estabelece a quantidade de vereadores a partir de faixas das populações dos municípios. Municípios que têm até 15 mil habitantes devem ter nove vereadores. De 15 mil a 30 mil, devem ter 11 vereadores. E por aí, vai aumentando até os municípios acima de 8 milhões de habitantes, que podem ter até 55 vereadores.
Já em Parnaíba, a previsão é que a reforma aconteça ainda este ano com a inclusão do espaço para novos gabinetes. O presidente da Câmara de Parnaíba disse que ainda este mês será assinada uma ordem de serviço para a reforma, que também contará com uma adequação ao sistema de votação eletrônica.
Fonte: Cidade Verde